26 de mai. de 2015

São Gonçalo quer a Linha 3 do metrô, ministro confirma como prioridade

O ministro das Cidades esteve ontem em Niterói e anunciou que a implantação da linha 3 do metrô, que ligará a cidade a Itaboraí e São Gonçalo, é uma prioridade para o ministério. Em encontro com o prefeito Rodrigo Neves, Kassab, no entanto, revelou que está se esforçando para garantir a viabilidade econômica da obra.

As parcerias do ministério com a prefeitura nas áreas de habitação e mobilidade também foram avaliadas no encontro, assim como o projeto do município para obras de contenção de encostas em 15 novas áreas da cidade, que representará um investimento de R$ 103 milhões e está sendo analisado pelo Governo Federal.

“Dei uma boa notícia para o prefeito. O ministério não abandonou o projeto da linha 3 do metrô, nós continuamos trabalhando com a hipótese de financiar e apoiar a construção dessa linha, o que mudaria de maneira muito expressiva a qualidade da mobilidade e do transporte na cidade de Niterói”, afirmou Kassab.

O prefeito afirmou que defende o projeto da linha 3 do metrô. “Do nosso ponto de vista, recuar da proposta da linha 3 do metrô seria um equívoco. Caso seja implementado o BRT, o projeto do metrô estará definitivamente arquivado”, disse Neves.

Contenção de encostas
Sobre a liberação dos recursos para as obras de contenção de encostas, Kassab explicou que o projeto tem todo o apoio do ministério. “Vamos dar atenção especial ao pedido em relação à ampliação da ação do governo federal junto a Niterói nas áreas de encostas. Esperamos em agosto fazer uma reunião com toda a equipe do ministério e da prefeitura para a última etapa de avaliação por parte do governo federal. Esse é um projeto muito importante e da nossa parte pensamos que é fundamental para a cidade a conclusão dessas obras para que Niterói definitivamente vire a página de tragédias que se abateram na cidade”, disse o ministro.

Neves disse que o diálogo entre as equipes da prefeitura e do ministério fortalecem a parceria com o governo federal.

“Agradeci os investimentos que o Ministério das Cidades está realizando em parceria com a prefeitura. Se somarmos as obras de mobilidade urbana, com a TransOceânica; as obras do Minha Casa, Minha Vida, com mais de 3,5 mil unidades habitacionais já contratadas; a urbanização de comunidades e a contenção de encostas, seguramente chegamos a mais de R$ 600 milhões de investimentos do ministério em Niterói”, afirmou Neves.

Os 15 pontos que serão beneficiados com as obras de contenção de encostas são: Travessa Beltrão (Santa Rosa); Rua Moacir Padilha (Morro do Estado); Morro da Biquinha (Jurujuba); Rua Gustavo Moreira (Morro do Céu); Alameda Custódio Esteves (Santa Bárbaba); Rua 22 de Novembro e Travessa Nossa Senhora de Lourdes (Cubango); Morro Boa Vista (São Lourenço); Rua do Bonfim (Fonseca); Ponte de Pedra (Grota do Surucucu); Estrada da Cachoeira, Campo da Barreira, Estrada Nossa Senhora de Lourdes, Rua Ludovico José da Rocha (Maceió) e Travessa Mioti (Santa Rosa)

Moradores que sempre tiveram trem reclamam
Moradores de Niterói e São Gonçalo não aprovaram a possibilidade do projeto que ligaria Niterói e São Gonçalo por trilhos não sair do papel.

“Seria melhor ter um metrô. O transporte seria mais confortável e mais ágil. Com o BRT, os ônibus vão sair do ponto final já lotados”, esbravejou a vendedora Wilcilene Sousa, de 39 anos, moradora de São Gonçalo. “Na porta da minha casa passava um trem, prometeram um metrô e agora não teremos mais nada”, criticou o motorista Paulo César Amaral, 64, que mora na Rua Maurício de Abreu, em Neves.
A Secretaria Estadual de Transportes informou que ainda não existe definição sobre qual projeto será desenvolvido. “A Linha 3 está em fase de estudos e todos os projetos estão em análise”, informou em nota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Maricá vem se tornando um bom lugar para se viver

  Vereadores aprovam PL que prevê alterações na lei de Política Habitacional de Maricá   Durante sessão ordinária ocorrida nesta quarta-feir...