As parcerias do ministério com a prefeitura nas áreas de habitação e mobilidade também foram avaliadas no encontro, assim como o projeto do município para obras de contenção de encostas em 15 novas áreas da cidade, que representará um investimento de R$ 103 milhões e está sendo analisado pelo Governo Federal.
“Dei uma boa notícia para o prefeito. O ministério não abandonou o projeto da linha 3 do metrô, nós continuamos trabalhando com a hipótese de financiar e apoiar a construção dessa linha, o que mudaria de maneira muito expressiva a qualidade da mobilidade e do transporte na cidade de Niterói”, afirmou Kassab.
O prefeito afirmou que defende o projeto da linha 3 do metrô. “Do nosso ponto de vista, recuar da proposta da linha 3 do metrô seria um equívoco. Caso seja implementado o BRT, o projeto do metrô estará definitivamente arquivado”, disse Neves.
Contenção de encostas
Sobre a liberação dos recursos para as obras de contenção de encostas, Kassab explicou que o projeto tem todo o apoio do ministério. “Vamos dar atenção especial ao pedido em relação à ampliação da ação do governo federal junto a Niterói nas áreas de encostas. Esperamos em agosto fazer uma reunião com toda a equipe do ministério e da prefeitura para a última etapa de avaliação por parte do governo federal. Esse é um projeto muito importante e da nossa parte pensamos que é fundamental para a cidade a conclusão dessas obras para que Niterói definitivamente vire a página de tragédias que se abateram na cidade”, disse o ministro.
Neves disse que o diálogo entre as equipes da prefeitura e do ministério fortalecem a parceria com o governo federal.
“Agradeci os investimentos que o Ministério das Cidades está realizando em parceria com a prefeitura. Se somarmos as obras de mobilidade urbana, com a TransOceânica; as obras do Minha Casa, Minha Vida, com mais de 3,5 mil unidades habitacionais já contratadas; a urbanização de comunidades e a contenção de encostas, seguramente chegamos a mais de R$ 600 milhões de investimentos do ministério em Niterói”, afirmou Neves.
Os 15 pontos que serão beneficiados com as obras de contenção de encostas são: Travessa Beltrão (Santa Rosa); Rua Moacir Padilha (Morro do Estado); Morro da Biquinha (Jurujuba); Rua Gustavo Moreira (Morro do Céu); Alameda Custódio Esteves (Santa Bárbaba); Rua 22 de Novembro e Travessa Nossa Senhora de Lourdes (Cubango); Morro Boa Vista (São Lourenço); Rua do Bonfim (Fonseca); Ponte de Pedra (Grota do Surucucu); Estrada da Cachoeira, Campo da Barreira, Estrada Nossa Senhora de Lourdes, Rua Ludovico José da Rocha (Maceió) e Travessa Mioti (Santa Rosa)
Moradores que sempre tiveram trem reclamam
Moradores de Niterói e São Gonçalo não aprovaram a possibilidade do projeto que ligaria Niterói e São Gonçalo por trilhos não sair do papel.
“Seria melhor ter um metrô. O transporte seria mais confortável e mais ágil. Com o BRT, os ônibus vão sair do ponto final já lotados”, esbravejou a vendedora Wilcilene Sousa, de 39 anos, moradora de São Gonçalo. “Na porta da minha casa passava um trem, prometeram um metrô e agora não teremos mais nada”, criticou o motorista Paulo César Amaral, 64, que mora na Rua Maurício de Abreu, em Neves.
A Secretaria Estadual de Transportes informou que ainda não existe definição sobre qual projeto será desenvolvido. “A Linha 3 está em fase de estudos e todos os projetos estão em análise”, informou em nota.
Nenhum comentário:
Postar um comentário